Dia 02 de abril: Dia Internacional do Livro Infantil

Dia 09 de abril: Dia Nacional da Biblioteca

Dia 18 de abril: Dia Nacional do Livro Infantil

Dia 23 de abril: Dia Mundial do Livro

Mas …

Todo dia é Dia de Gostar de ler!…

Pra mim, livro não tem dia, nem lugar, nem hora. Ele deveria estar presente em todas as realidades humanas, em todos os momentos e deveria ser acessível a crianças e adultos de qualquer idade e de qualquer identidade!…

Mas eu reconheço que as datas acima mencionadas são muito importantes para todos aqueles que reconhecem a importância da leitura para o desenvolvimento e inclusão social do individuo, bem como, sabem da importância do livro como veículo de cultura e lazer.

Todos os anos, escolas, ONGs e outras instituições culturais promovem eventos para celebrar essas datas, valorizando autores do mundo inteiro e fomentando reflexões que possam contribuir para a formação do gosto pela leitura, tão importante para a formação cidadã e para o desenvolvimento humano. Dessa forma, experimentamos o poder do livro para irmanar os povos no sonho de partilhar ideias em prol de um futuro melhor.

Como educadora e ativista do Transforma em Ação, que vem despertando o gosto pela leitura e pelo conhecimento em muitos felixlandenses de todas as idades, eu amo LIVRO em sua essência e em sua diversidade!…

É mágico ver a evolução ou metamorfose que os livros sofreram na pós-modernidade. Os livros digitais ganharam espaço e adeptos, mas o livro tradicional não perdeu o seu encanto e nem o seu público. O que importa é que um e outro são contribuições valiosíssimas para o fomento e a disseminação da informação e da cultura. Além do mais, toda diversidade fascina-me!

Aproveitando o ensejo, fica a dica: O Transforma em Ação tem uma grande diversidade de livros, para todas as idades. Que tal comemorarmos essas datas lendo um bom livro?…

Venha conhecer o nosso acervo que está disponível para empréstimo na sede do Transforma em Ação, na Praça do Santuário, nº 63. Ler é preciso!…

Assim, para finalizar, eu ouso dizer: Eu acredito em um mundo mais unido, sem violência, sem guerras, onde os pais e avós possam ler bonitas histórias para suas crianças, nos jardins, nos parques, nos campos, sob a sombra de frondosas árvores, ao som do canto melodioso dos pássaros ou no espaço aconchegante e lindo de nossa futura biblioteca!… “Loucura? Sonho? Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira – mas tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum.” (Monteiro Lobato).

(Bernadete Valadares – Professora Licenciada em Letras; pós-graduada em Língua Portuguesa, Linguística e Produção de Texto. Poetisa; Integrante do corpo docente do Colégio Darwin de Felixlândia/MG; Agente de valor do Transforma em Ação.)

Leave A Comment

WhatsApp chat