Quem Somos

A educação encontrada nos livros cura, transcende, liberta, tem um poder intangível, não tem preço.

Quem Somos

De Felixlândia para o Mundo

O Projeto TRANSFORMA EM AÇÃO,  localizada na cidade de Felixlândia-MG, é um projeto apartidário, de cunho sociocultural que visa a transformar a realidade do comodismo/vitimismo em protagonismo, usando como ferramenta de transformação todo conhecimento que empodera cidadãos, os tirando da posição de vítimas e os tornando grandes protagonistas na sociedade em que vivem. Seja o conhecimento adquirido em um curso, uma palestra, uma aula, um café cultural, uma oficina ou da leitura crítica dos livros e do mundo. O projeto vem sendo e pretende ser cada vez mais, uma verdadeira oficina de cidadania, capaz de dotar o indivíduo de autoestima e conhecimento, voz e vez, para atuar criticamente no ambiente em que vive.

Nascemos com o intuito de preencher com algumas gotinhas do bem duas lacunas na sociedade em que vivemos. A primeira dela é a falta de qualidade quando o assunto é educação. Queremos fomentar pelos quatros cantos da cidade o gosto pela leitura, pelo conhecimento, pela arte, pela cultura e pela educação para TODOS! Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. E não falamos de uma educação de decorebas e doutrinações. Mas falamos de uma educação que instiga a todos a pensarem, refletirem, e que os façam desenvolver o senso crítico. Falamos de uma educação encontrada nos livros, que cura, que transcende, que liberta. Falamos de uma educação com um poder intangível, que não tem preço e que empodera, capaz de transformar todo conhecimento adquirido nos livros em atitudes protagonistas perante seus sonhos, projetos e sua própria vida. Falamos de uma educação que incomoda, que tira da zona do conforto, que cria… E, sobretudo, que transforma leitores em autores.

E a segunda lacuna é a falta de um sentido na vida. Em um mundo onde todos vivem com pressa para sobreviver, ter dinheiro, para ter coisas, se destacar na multidão, estamos encontrando, dia a dia, o real significado de tudo: colaborar para o crescimento de outros! Acreditamos que esse seja o caminho para o sentido da nossa existência.

O Transforma em Ação vem para mobilizar pessoas do bem, que carinhosamente chamamos de Agentes de Transformação, para trabalharmos juntos, na construção de uma sociedade mais leitora e mais protagonista.

Sabemos bem das complexidades dessas lacunas. Mas também sabemos que com as nossas ações essas problemáticas serão cada vez menores.

Somos o Transforma em Ação!!!

Nossa Equipe

Diretores:

Fernanda Mendes

Fundadora e Idealizadora

Natural de Felixlândia, leiga missionária, membro da Comunidade Católica Palavra Viva. Seguidora assídua do GV (Projeto Social Geração de Valor – Flávio Augusto da Silva), apaixonada pela vida e por fazer a diferença na sociedade em que vive. É curiosa e pesquisadora independente. Life Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) e Leader Coach pela Association for Coaching, idealizadora e fundadora do projeto sociocultural Transforma em Ação,  escritora, palestrante, idealizadora e instrutora do Workshop Meus Sonhos & Metas, foi colunista no ZENIT – na coluna “Espiritualidade e Oração”.  Esteve à frente do Instituto desde sua fundação (outubro de 2016) até fevereiro de 2021. Por fim, é uma observadora da vida, tirando dela sua maior aprendizagem: “A vida é preciosa e desafiadora demais para vê-la passar por nós sem nela vivermos o nosso propósito, nossa marca, nossa essência, nosso perfume e nosso legado!” 

Alexandre Pinheiro

Presidente

Natural e apaixonado por Felixlândia, tem como profissão Empresário e Consultor de TI e Gerenciamento de Projetos, Filho, Amigo , Marido e Pai de 3 filhos. Desde a infância e juventude participa de grupos de jovens e trabalho social e comunitário. Foi Secretário e Presidente do LEO Clube Maranata de Felixlândia. Sou um eterno confiante no ser humano, acredito que o melhor do ser humano está em compartilhar e doar. As ações do Instituto Transformar em Ação me fizeram reviver sonhos já ‘adormecidos’ de uma sociedade mais colaborativa e na valorização do ser humano seja onde ele estiver e qual seja o seu papel na sociedade.

Bernadete Valadares

Vice Presidente

Natural de Felixlândia/MG. Professora de Língua Portuguesa e Redação, licenciada em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Linguística, Leitura e Produção de Texto e também em Docência do Ensino Superior. Poetisa, autora do livro “Vozes do meu Silêncio”.

Sempre se preocupou com as causas educacionais e culturais de sua cidade e região. Já foi diretora cultural do SindUTI (subsede de Sete Lagoas), foi membro da FORANIA da Arquidiocese de Diamantina, representando a Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Piedade de Felixlândia; foi diretora da E. E. Padre José Gonçalves de Souza; lecionou na UNIPAC em Felixlândia e, atualmente, aposentada na rede estadual de ensino, leciona no Colégio Darwin de Felixlândia e presta serviços voluntários no Instituto Transforma em Ação, bem como, auxilia a comunidade naquilo em que se sente capaz e/ou é solicitada; por acreditar que precisamos colocar nossos dons a serviço.

Ana Emília

Primeira Secretária

Natural de Felixlândia, Assistente Social e Professora. Experiência de participação em Instituições de voluntariado com LEO Clube, movimento jovem de LIONS Clube, além de participar de movimentos e pastorais da Igreja Católica. Objetivo de vida é contribuir com as minhas habilidades e dons recebidos de Deus, onde eu puder alcançar, para a valorização e empoderamento do Ser Humano em todos os seus aspectos da vida.

Carolina Ribeiro

Segunda Secretária

Natural de Felixlândia, Professora, Assistente Social e Voluntária do Instituto Transforma em Ação no Projeto Sementinha de Valor. Saber que posso colaborar com este projeto é uma enorme satisfação e privilégio. O Transforma em Ação transforma a todos que conhece e se envolve.

Dalva de Fátima

Primeira Tesoureira

Ex-funcionária aposentada do Banco do Brasil, esposa, mãe de 3 filhos, Dalva já nasceu voltada ao serviço social e a sempre fazer o bem e contribuir positivamente à sua comunidade. Seu envolvimento social passa pela Pastoral do Batismo, Encontro de Casais com Cristo, Casa da Amizade do Rotary Club, entre outras coisas.  Extensa experiência em serviços de Tesouraria e outras situações financeiras. Além disso,  tem também experiência em fundação e manutenção de organizações de cunho social.  Entre suas paixões mais recentes estão viagens, Pilates e a seus netinhos.

Edmar Pereira

Segundo Tesoureiro

Natural de Felixândia, formado em Designer de Interiores, Empresário e sempre esteve envolvido em trabalhos voluntários em grupos de jovens e demais movimentos sociais na sociedade. Acredita que o que realmente importa na vida é o legado que você deixa por onde você passou ou passará. Também acredita que o respeito com o seu próximo, a saúde mental e corporal e o profundo desejo de crescimento e por contribuir são os caminhos para uma verdedeira transformação de cada individuo e de uma sociedade.

Conselho Fiscal:

Joana Dark

Conselheira Fiscal Efetiva

Casada, mãe de três filhos e vô de três netos.  Professora de Língua Portuguesa/Literatura, na rede pública do Estado de Minas Gerais e iniciou seus trabalhos profissionais na área de Advocacia. É Catequista desde 2006 na paróquia na sua Igreja. Acredita que um sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas a partir do momento que se sonho juntos… Ele cresce e as chances de realizá-lo são infinitas. O Instituto Transforma em Ação é um sonho que Fernanda como idealizadora do sonho não foi egoísta em guardá-lo e nem mediu esforços para buscar parcerias com intuito de atingir os objetivos de seu Sonho-Maior.

Victor de Souza

Conselheiro Fiscal Efetivo

Natural de Felixlândia, formado em Turismo, trabalha no setor comercial e voluntário do Instituto Transforma em Ação! Meu objetivo é ajudar da melhor forma possível as pessoas, despertando nelas a vontade imorredoura de se tornarem protagonistas das suas próprias vidas através da leitura! Para mim a educação é o unico meio que transforma a Humanidade para melhor.

Sofia Gonçalves Fonseca

Conselheira Fiscal Efetiva

Professora graduada em biologia com pós graduação em biologia e gestão ambiental. Está a 14 anos como gestora da Escola Estadual de São José do Buriti. Sófia também presta serviços a Igreja na Pastoral Litúrgica e gosta de viajar e ler.

Rosana Soares

Conselheira Fiscal Suplente

Professora Alfabetizadora, pedagoga, mãe, esposa e catequista. Contadora de história e amante da leitura! Acredito que a leitura é a porta de entrada para a construção de um mundo mais fraterno. Sou coordenadora do Projeto Sementinha de Valor, projeto este voltado especialmente para as crianças; com o objetivo de despertar nas crianças o amor e o gosto pela leitura.

Romulo Martins

Conselheiro Fiscal Suplente

Linda Denise

Conselheira Fiscal Suplente

Professora de língua inglesa na E. E. Pe. José Gonçalves de Souza e no CESEC Humberto José Elias, tendo trabalhado por 13 anos na chefia de pessoal da Prefeitura Municipal de Felixlândia. Já participou de clubes de serviço como o Leo Clube Maranata e Rotary Club. É a veneranda da Loja Maçônica XXI de abril Inconfidentes no biênio 2016/2018. Acredita que as ações realizadas pelo Instituto Transforma em Ação nos campos social e cultural podem, de fato, causar mudanças significativas para que a nossa sociedade seja mais empoderada e mais protagonista.

Conselho de Administração:

Amanda Antero

Conselheira Administrativa

Natural de Felixlândia, Educadora Física e Gerente Geral do Supermercado São Geraldo, empresa parceira do Instituto. Experiência em trabalhos voluntários e movimentos de pastorais da Igreja Católica. Objetivo de vida é buscar sempre o crescimento pessoal, espiritual e emocional, estando assim em constante mudança e buscando ser uma pessoa melhor, que possa contribuir no crescimento daqueles que o buscam.

Angélica Borba

Conselheira Administrativa

Tenho 28 anos, sou casada, graduada em administração de empresas, e pós graduada em gestão comercial, trabalho em supermercado familiar onde sou sócia e responsável pelo setor financeiro e pela tesouraria, lido diariamente com pessoas, sejam colaboradores, fornecedores ou clientes, e é isso que torna o meu trabalho tão especial. Com imensa satisfação espero conseguir contribuir com Instituto Transforma em Ação através da minha experiência juntamente com os demais conselheiros e diretores.

Angélica Mariz

Conselheira Administrativa

Natural de Felixlândia; comerciante; filha de Dalmo Eustáquio Martins e de Maria da Piedade Mariz Martins. O maior orgulho da minha vida são meus Pais; procuro me espelhar neles, são pessoas que sempre atuaram em causas sociais dentre elas a mais importante para mim  foi a fundação e manutenção da APAE de Felixlândia. Cresci vendo os dois realizando voluntariamente diversos trabalhos sociais e aprendi com eles a importância de servir. Sou admiradora do Instituto Transforma em Ação; acredito em suas ações; sou voluntária e madrinha do Projeto Padrinhos Geração de Valor. Pretendo sempre servir e defender esta Instituição.

Carlos Maurício

Conselheiro Administrativo

Natural de Felixlândia, Empresário na cidade há mais de 30 anos. Pai de 4 filhas. Acredito no Instituto Transforma em Ação por causa da capacidade de quem está à frente e porque considero o trabalho social completo, capaz de tornar as pessoas mais inteligentes e maduras por meio do conhecimento e da leitura. É um prazer fazer parte!

Cleunice Maria

Conselheira Administrativa

Natural de Felixlândia, MÃE , Técnica em Contabilidade, Bacharel em Administração de Empresas.

Participei de clubes de serviços como LEO CLUBE MARANATA, movimento jovem do LIONS CLUBE, onde participei de vários eventos em prol do próximo. Hoje sou do Conselho de Administração da APAE de Felixlândia.

Objetivo de vida é continuar sempre trabalhando em obras sociais, para que posso ajudar outras pessoas com algo, ou uma palavra benéfica perante a vontade de Deus.

Gustavo Guedes

Conselheiro Administrativo

Gustavo, tem 35 anos, formado em administração de empresas e pós graduação em gestão comercial pela Fundação Getúlio Vargas, é um profissional muito dedicado e adora desafios, atualmente exerce a função de coordenador administrativo e gerente geral no Supermercado do Roberto.

Newton Júnior

Conselheiro Administrativo

Natural de Felixlândia, 31 anos, Gestor de RH e Vendedor Externo.
Contribuir com a valorização do Ser Humano construindo relacionamentos de forma transparente, responsiva e honesta é meu objetivo de vida. Acredito que as pessoas são mais importantes que os números e a confiança é a chave para o sucesso pessoal e profissional.

WhatsApp chat