Aconteceu na tarde do dia 17 agosto, a Iº Conferência Concerto de Música Clássica, em Felixlândia. A Conferência trouxe como tema: “Aprender a Aprender e o cidadão do século XXI”.
Estiveram conosco os dois líderes do Grupo de Pesquisa em Educação Musical PesquisaMus (Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral) a francesa Adeline Stervinou e o brasileiro Marco Toledo.
Eles nos proporcionaram um evento de altíssimo nível e de experiência não só com a música clássica, mas como também comentaram o conceito “Aprender a aprender”. Este conceito é baseado em estudos das Ciências Cognitivas, principalmente sobre a Metacognição e a autorregulação da aprendizagem, temas que emergem das pesquisas recentes desses dois pesquisadores. Este recital ofereceu a todos um olhar musical e didático sobre as influências melódicas e rítmicas recíprocas entre a música francesa e brasileira (entre outras) ao longo dos séculos, mas principalmente deu lugar à experiência pessoais dos palestrantes que compartilharam sobre as estratégias de aprendizagem utilizadas para superar os desafios técnicos das músicas, os desafios logísticos da vida do estudantes de música na França e no Brasil, bem como o desenvolvimento da carreira profissional do músico como possibilidade de exercer a cidadania no século XXI.
Gentilmente após o recital comentado, nossos convidados responderam várias perguntas do público presente.
Queremos mais uma vez agradecer aos professores Marco Toledo e Adeline Stervinou, pela tamanha generosidade em disponibilizar tempo para virem de tão longe para nossa cidade, e compartilharem conosco tanto talento, carisma, simpatia, conhecimento e aprendizados.
Este evento entrou para a história de Felixlândia e para a história do Instituto Transforma em Ação.
Agradecemos as 117 pessoas presentes neste evento.
Transforma em Ação
Por uma sociedade mais leitora e mais protagonista!
Leave A Comment