Você sabia que ler para as crianças ajuda a criar o gosto pelos livros, bem como, aumentar a conexão entre pais e filhos?
Isso mesmo! E muitos pais acabam deixando para mostrar um livro somente quando o filho começa a ler as primeiras palavras.
Mas hoje, nós do Transforma em Ação, estamos aqui pra contar para vocês que o bebê já pode tomar gosto pelo livro ao ouvir o som dos pais lendo uma história.
Bebês amam observar os sons, as caras e bocas que os pais fazem ao contar historinhas.
Até os 3 ou 4 anos de idade, a leitura eficaz é a leitura interativa. Bem lúdica e “brincante” sabe?
É aquele momentinho de sentar juntinhos e ir mostrando e conversando sobre as ilustrações dos livros, dos detalhes das palavras, frases, sentimentos e expressões.
Nesses primeiros contatos por exemplo, a criança vai se familiarizando com as emoções e sentimentos primários: o medo, a tristeza, a raiva, o nojo, a surpresa e a alegria ao irem identificando por exemplo a carinha que o personagem do livro está fazendo.
Já a partir dos quatro anos de idade, a criança já está mais interessada na história; e a leitura pode se concentrar mais no texto. E aí claro: muito diálogo entre mãe/pai e filho vão sair em torno do significado de palavras ou tema que o livro está tratando.
Para incentivar ainda mais a leitura para as crianças, outro dado importante:
Pesquisas mostram que quando os pais leem sistematicamente para as crianças, estas quando adultas são mais bem-sucedidos no decorrer da vida acadêmica e profissional. É ou não é uma boa?!
Mas olha só: isso nem é o mais importante! Acostumar a criança com livros e leitura, desde o berço, não se relaciona apenas com a formação de hábito de leitura, desenvolvimento da linguagem e melhor desempenho.
Vai muito além…
Esses momentos de interação: criança, livros e tempo junto com os pais, formam ou reforçam uma relação afetiva positiva entre o adulto e a criança. É dessa forma ajuda a criar um relacionamento saudável e efetivo entre pais e filhos.
Então, corre para buscar um livro na nossa biblioteca e aproveitar o momentinho para ler, interagir, brincar, e estimular a criança a conhecer um universo de possibilidades por meio dos livros e assim de quebra estimular um relacionamento saudável reforçando o afeto, a segurança e a confiança.
Que tal aproveitar a hora de dormir para criar esse tempo junto? Escolha o livrinho, e com muito chamego se preparem para a hora de ler/dormir!! Desejamos muita leitura e memórias afetivas para vocês!
Transforma em Ação
Por uma sociedade mais leitora e mais protagonista.
Leave A Comment